1ago/130

Educação e renda colocam DF em primeiro lugar em qualidade de vida

Educação foi o setor que apresentou maior evolução dentre as 27 unidades da federação e municípios da Área Metropolitana de Brasília

Agência Brasilia 

O DF tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em relação à renda per capita, educação e longevidade, entre as 27 unidades da federação e comparado aos demais municípios da Área Metropolitana de Brasília, segundo estudo divulgado hoje pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

“Observamos no estudo que a evolução mais acentuada foi na área da educação, pois o DF passou de um patamar muito baixo para alto, o que reflete o resultado positivo das políticas públicas nesse setor”, afirmou o presidente da companhia, Júlio Miragaya.

O estudo revela que a renda é o componente que registra a maior diferença entre o DF e os demais estados (16,8%), seguido pela educação (16,4%) e longevidade (7,0%) e, na média, o índice no DF é 13,3 % superior à média nacional.

Os quatros municípios metropolitanos que apresentaram Índice de Desenvolvimento Urbano Municipal (IDHM) mais alto foram Valparaíso de Goiás, Formosa, Cidade Ocidental e Luziânia –os demais se encaixam no patamar médio.....

“O resultado dessa pesquisa é motivo de muita alegria, o que nos leva a trabalhar ainda mais pela cidade e demonstra o potencial que temos nas mãos. Há ainda muita desigualdade social entre os 138 mil habitantes, mas vamos lutar para que esse aspecto não exista mais”, ressaltou a prefeita de Valparaíso, professora Lucimar.

A prefeita destacou que a proximidade com o Distrito Federal é um dos fatores que fazem com que todos os setores se destaquem nas cidades citadas. “Muitos moradores de Valparaíso trabalham em Brasília no setor público e utilizam dos hospitais e das escolas”, disse.