26ago/130

Em ritmo acelerado, Brazlândia se prepara para mais uma Festa do Morango

Em toda a cidade de Brazlândia são 170 agricultores que fazem da cidade a maior produtora de morangos do Centro Oeste, com uma produção de 5200 toneladas ao ano. São mais de 8.000.000 de pés distribuídos em uma área de 150 hectares. 

A altitude em Brazlândia associada a temperaturas brandas criam um micro clima que favorece a floração e frutificação do morango. “Além de uma boa nutrição que é muito importante, esse micro clima, a existência de noites longas e dias curtos e a seca deixam o morango/fruto ainda mais vermelho e saboroso.” destacou Rodrigo Alves, gerente do escritório da Emater Brazlândia.

A festa do morango criada em 1996, recebeu em 2012 cerca de 350 mil visitantes e para o ano de 2013, na 18ª edição é esperado um público de cerca de 500 mil pessoas nos seis dias do evento e o Administrador Bolivar Rocha promete que será o melhor ano em organização. “Este ano o GDF e a Administração de Brazlândia estão investindo em uma estrutura diferenciada que está sendo montada e o espaço para os shows foi duplicado, tudo para melhor receber os visitantes”. Destacou Bolivar Rocha.....

Desde 2001, a Festa do Morango de Brasília faz parte do Calendário Oficial do Distrito Federal e o Governo do Distrito Federal destina anualmente recursos necessários para a realização do evento. 

A esperada festa começa no dia 30 de agosto e já na abertura terá a escolha da Rainha do Morango, em um desfile com a presença de 12 meninas/candidatas moradoras da cidade. São dois finais de semana com shows de artistas nacionais e regionais, praça de alimentação, morangolândia, parque de diversões e muito mais. 

A novidade este ano é que o visitante vai poder ver de perto como o morango é produzido, desde o plantio até a colheita. Uma estufa será instalada com uma plantação do fruto que é o grande atrativo da festa. Também fará parte do espaço uma mini fazendinha aberta à visitação.

Neste ano, são mais de 40 expositores e todos deles vão apresentar diferentes usos gastronômicos do morango. 

A festa do Morango de Brasília é realizada pelo Governo do Distrito Federal em parceria com a Administração de Brazlândia, ARCAG, EMATER e Secretaria de Agricultura. 

Programação Shows a partir das 20 horas:
30/08: 19 horas Abertura Oficial, 21 horas Concurso da Rinha do Morango e 00h Márcia Tauil e 01hora Rick & Renner
31/08: Thiago Henrique, Rico & Duran, Felipe Sales e Ataíde & Alexandre
01/09: Luiz Fernando & Eduardo e César Menotti & Fabiano
06/09: Rock Street Crew, Moleque Show e Daniel Duran
07/09: Mozar Feliciano e Humberto & Ronaldo
08/09: Heverton & Herverson e Maria Cecília & Rodolfo

foto: Divulgação