10set/130

Emendas parlamentares ganham destaque no Portal da Transparência

Banco de dados terá informações mais detalhadas sobre o dinheiro público destinado pelo Legislativo

Emendas parlamentares ganham destaque no Portal da Transparência

   Secretaria de Transparência e Controle

O cidadão terá acesso a informações mais detalhadas sobre como são executados os recursos públicos propostos por parlamentares e acrescidos ao orçamento anual do GDF, referentes aos anos de 2009 a 2013, por meio de novo item disponibilizado no Portal da Transparência do Distrito Federal. 

"Essa nova ferramenta contribui para o aprimoramento do nosso Portal e, portanto, de transparência ativa, que se dá quando o poder público se antecipa a eventuais demandas da sociedade e põe à disposição, para consulta e acompanhamento, informações de interesse público", afirmou hoje o secretário interino de Transparência e Controle, Mauro Noleto. 

Para ter acesso às informações, o cidadão precisa acessar o www.transparencia.df.gov.br, escolher o menu "Despesas Públicas" e, depois, clicar em "Emendas Parlamentares", local que será possível escolher o ano e a unidade administrativa, órgão ou empresa do GDF que recebeu a emenda e verificar como foi aplicado o dinheiro público. 

As informações sobre as despesas com emendas parlamentares já estavam disponíveis ao cidadão, entretanto, elas estavam agrupadas no item "Despesas Detalhadas" e, essa separação pretende tornar a consulta mais rápida e fácil. 

Considerado referência nacional, o Portal da Transparência recebe uma média de 500 mil acessos por mês, número que demonstra o interesse que a sociedade tem em saber como o poder público administra os recursos públicos.