28ago/130

Está chegando a 18ª Festa do Morango de Brasília

 CTZ_30x42_FESTA_MORANGO_V03
Um dos mais tradicionais eventos realizado em Brazlândia, a Festa do Morango acontece às sextas, sábados e domingos entre os dias 30 de agosto a 08 de setembro. Com um bolo de 18 metros, a abertura oficial está marcada para a próxima sexta-feira (30), às 19h. A festa tem o objetivo de promover e incentivar o cultivo e produção da fruta, que nesta época do ano tem grande produtividade.

O ponto alto do evento é a praça de alimentação, chamada de morangolândia, onde os horticultores montam dezenas de barracas com morangos in natura e iguarias preparadas com eles, com preços abaixo do valor de mercado. São tortas, pavês, geleias, gelatinas, compotas, sorvetes, morango no palito com cobertura de chocolate, bombons, mousses, rocamboles, licores e sucos.

Outra atração gastronômica é o concurso de receitas elaboradas pelos produtores rurais, que acontece no domingo (1º), nesse momento o público participa assistindo e degustando gratuitamente todos os pratos.

Fugindo do roteiro gastronômico, a festa também conta com apresentações culturais, muita música, dança e artesanato. Para os produtores da região haverá cursos e exposições agrícolas. No sábado (31), às 8h30, será promovido o 9º Encontro Técnico do Morango, em que serão apresentados temas como hidroponia e mecanização....

No dia 6, às 19h, será aberta a 24ª Exposição Agrícola de Brazlândia, onde estarão expostos os principais produtos cultivados na região. No dia 8, serão entregues os prêmios do torneio agrícola, do concurso de receitas e das propriedades exemplares da cadeia produtiva do morango.
O evento é realizado pelo Governo do Distrito Federal, Administração de Brazlândia, Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (ARCAG) e Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.