18maio/220

Flávia Arruda, Reguffe, Erika Kokay e Damares empatam na disputa pelo Senado, aponta pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia mostra que, a menos de cinco meses das eleições, 33,1% do eleitorado brasiliense ainda não sabe em quem votar

A disputa pela única vaga do Distrito Federal no Senado tem quatro possíveis candidatos empatados, conforme revela a pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (18/5).

A deputada federal Flávia Arruda (PL), o senador José Antônio Reguffe (União Brasil), a deputada federal Erika Kokay (PT) e a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) estão tecnicamente empatados.

O levantamento é o primeiro de uma série de nove encomendados pelo Metrópoles ao Instituto Ideia. As pesquisas para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão divulgadas até a véspera do segundo turno. Além da disputa pelo Senado, haverá sondagens para os cargos de presidente da República e governador.

Confira o resultado da pesquisa Metrópoles/Ideia:

Segundo a pesquisa, Flávia tem 14,6% das intenções de votos, enquanto Reguffe possui 13,9%. Erika Kokay é apontada por 13% dos eleitores, e 11,4% disseram que votariam em Damares se as eleições fossem hoje. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos; por isso, todos estão tecnicamente na mesma posição.

O advogado Paulo Roque (Novo) tem 2,8% das intenções de votos, seguido de Ana Prestes (PCdoB), com a preferência de 0,6% dos eleitores.

A pesquisa Metrópoles/Ideia mostra que, a menos de cinco meses das eleições, 33,1% do eleitorado brasiliense ainda não sabe em quem votar para senador. E 10,6% disseram que vão optar pelo voto branco ou nulo.

Rejeição

O quarteto preferido para a vaga no Senado também lidera a lista dos nomes mais rejeitados: 17% disseram que não votariam de jeito nenhum em Erika; 14,6% rejeitam Damares; 14% não escolheriam Flávia; e 10% dispensam Reguffe.

Pesquisa

Foram entrevistadas 1.200 pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 11 e 16 de maio.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números DF-09593/2022 e BR-04114/2022.

Metrópoles