3ago/130

GO: Marconi concede Bolsas Universitárias

o governador Marconi Perillo entregou, nesta última quinta-feira, 1, o benefício a mais cinco mil alunos de universidades de ensino privado do Estado, completando 131 mil beneficiados, em solenidade no Centro de Convenções de Goiânia           O governador Marconi Perillo entregou, nesta última quinta-feira, 1, o benefício a mais cinco mil alunos de universidades de ensino privado do Estado, completando 131 mil beneficiados, em solenidade no Centro de Convenções de Goiânia. (foto: reprodução)

 Contabilizando 126 mil estudantes contemplados pelo programa Bolsa Universitária, desde quando foi criado, em 1999, o governador Marconi Perillo entregou, nesta manhã, o benefício a mais cinco mil alunos de universidades de ensino privado do Estado, completando 131 mil beneficiados, em solenidade no Centro de Convenções de Goiânia. Dentre os estudantes favorecidos, quatro mil receberam a bolsa parcial, e mil a integral. O objetivo do governo é, até o final de 2014, alcançar o índice de 150 mil alunos atendidos pelo programa.

Os estudantes contemplados com a bolsa parcial pertencem a famílias cuja renda mensal é de até seis salários mínimos. Desde 2011, o governo reformulou o programa Bolsa Universitária vinculando os valores do benefício ao desempenho acadêmico do aluno. A Bolsa pode custear até R$ 500 da mensalidade do estudante. Já o benefício integral é concedido aos alunos com renda familiar de até três salários mínimos. Aproximadamente, 69 instituições de ensino superior são conveniadas com a OVG. A Bolsa Universitária atende a alunos de 231 municípios goianos.....

Acompanhado pela primeira-dama e presidente da OVG, Valéria Perillo, pelo vice-governador José Eliton, senador Wilder Morais, coordenador da OVG, Afrêni Gonçalves, reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado e secretários do governo, além dos cinco mil estudantes, Marconi assistiu a uma apresentação da Banda Luar, formada por pacientes da Vila São José Bento Cottolengo, que emocionou as autoridades que compunham o palco e os estudantes. O paciente Diogo Franklin dedicou a canção “Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosa” ao governador e agradeceu a Marconi pela ajuda prestada à entidade há mais de dez anos.

Após pronunciamentos, o governador ouviu depoimentos de dois estudantes beneficiados pela Bolsa Universitária. Alboino Miranda Novaes é estudante de medicina da Fersuv, em Rio Verde. “O custo de um curso de medicina é enorme. Pensei em desistir porque era muito difícil continuar a pagar as mensalidades, e eu não podia ajudar minha família porque, como muitos devem saber, é um curso que exige dedicação em tempo integral. A Bolsa Universitária vai me proporcionar realizar esse sonho, a partir de agora”, afirmou o estudante que veio do Ceará para se graduar, e recebeu bolsa integral da OVG.

Marconi ressaltou, em discurso, o desenvolvimento do Estado nos setores econômico e educacional. “Estamos trabalhando para mudar, definitivamente, o nosso Estado. O crescimento econômico tem sido enorme. No ano passado, Goiás foi o primeiro no PIB, o segundo na geração de empregos, nas exportações e no crescimento industrial. O IDH divulgado recentemente revelou também que tivemos crescimento significativo, saltamos do 10º para o 8º lugar, passando o estado de Minas Gerais”, disse, destacando que os investimentos têm sido feitos em todas as áreas.

Para ele, entretanto, o investimento de R$ 6,5 milhões mensais na Bolsa Universitária é um dos mais importantes e necessários que o governo empreende. “Significa investir naqueles que vão renovar as forças econômicas de Goiás. Investir na juventude é propiciar um ambiente muito melhor de prosperidade para o nosso Estado e para as próximas gerações. Inovar, como estamos fazendo desde 1999, garantirá o amanhã muito melhor para o Estado. Estamos investindo em algo que certamente terá desdobramentos futuros inestimáveis. Tenho certeza de que esses investimentos já estão trazendo resultados fantásticos para a nossa economia, para o IDH”, declarou.

O governador citou outros investimentos e programas na área da educação, como o de qualificação profissional Bolsa Futuro. “Estamos investindo no que há de mais sagrado em uma sociedade que é a qualificação, a formação e preparação do ser humano para os desafios. Não desperdicem as oportunidades que estão aparecendo. Busquem uma formação cada vez mais sólida. Sejam profissionais qualificados, aqueles que garantirão o futuro de Goiás”, disse, ao se despedir dos cinco mil estudantes. Informações do portal marconiperillo.com.br

Da Redação


redacao@guardiannoticias.com.br