12jul/120

Internet gratuita via celular em São Sebastião


 O ministro das Comunicações, Paulo Bernando, e o governador do DF, Agnelo Queiroz, lançaram, nesta quinta-feira (12), o Programa “Banda Larga 0800”, do governo federal, que garante o acesso gratuito a portais de serviços públicos na internet para cidadãos, por meio de aparelhos celulares. “É um bom projeto para melhorar o acesso das pessoas a serviços públicos”, elogiou o governador, durante o evento realizado na sede do Ministério das Comunicações.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti), será colocado em funcionamento no próximo sábado (14), na cidade de São Sebastião,  durante cerimônia na qual serão entregues 80 smartphones para moradores da região. “Começamos a trabalhar nele no início do ano, enquanto eu estava à frente da Secti. Desde então,  não medimos esforços para colocá-lo logo na rua”, afirmou o deputado distrital Cristiano Araújo (PTB), durante o lançamento do projeto.

O ministro Paulo Bernardo destacou a importância do projeto. “Começaremos pelo DF, mas em breve queremos que 70% dos municípios estejam contemplados pelo programa”, afirmou.

O projeto “Banda Larga 0800” baseia-se no desenvolvimento de uma ferramenta por meio da qual o cidadão poderá acessar a Internet usando o celular, sem que, para isso, seja necessário contratar um pacote de dados junto às prestadoras do serviço de telefonia. A ideia é oferecer uma alternativa às operadoras de banda larga na hora de prestar o serviço aos seus clientes.

O Ministério das Comunicações, juntamente com a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, Ministério do Planejamento e Operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi iniciaram a articulação entre si, em prol da realização do teste do Banda Larga 0800.

Nessas conversas, ficou decidido que a região mais adequada para receber a fase de teste seria na cidade de São Sebastião (DF), considerando que todas as operadoras tem semelhante inserção e qualidade de rede.

PARCERIA - Uma vez escolhido DF e a região de São Sebastião para receberem os testes do Banda Larga 0800, o Ministério das Comunicações procurou, em março deste ano, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secti, para juntos executarem o projeto piloto. “Ficamos muito felizes em sermos pioneiros nessa parceria”, comemora Cristiano.

 A partir de então, coube à secretaria a seleção de oitenta pessoas, de diferentes perfis sócio-econômicos e diferentes níveis de escolaridade, moradores de São Sebastião, para receberem smartphones capazes de acessar gratuitamente o sítio do Banda Larga 0800, com informações de utilidade pública do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal.

Os 80 selecionados receberão os equipamentos no sábado, a partir das 16h, no Ginásio de Esportes São Bartolomeu, em São Sebastião.

 

fonte: Ascom SECTI