1ago/120

Maquete do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha percorre a capital federal

Protótipo de 25m², que já passou pelo Aeroporto JK e pelo Brasília Shopping, está exposto no Conjunto Nacional

Brasília, 1 de agosto de 2012 – A principal maquete do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, de 25 m², itinerante e interativa, circula pelos pontos mais movimentados da capital federal para que o brasiliense e o turista conheçam as inovações da nova arena.

Desta vez, o protótipo ficará cerca de um mês na Praça das Gaivotas, no piso térreo do Conjunto Nacional, localizado no coração da capital da República, e depois seguirá para outros pontos do Distrito Federal. O público poderá conhecer a maquete das 10h às 22h (de segunda a sábado) e das 12h às 20h (aos domingos). Dois guias bilíngues irão demonstrar para os visitantes as funcionalidades interativas da maquete: sistema de som com sete opções de gritos de torcida e narração detalhada sobre a construção da Ecoarena.

A primeira apresentação da maquete ao público ocorreu no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde ficou exposta por dois meses. No Brasília Shopping, a peça também fez sucesso entre o público e contou com guias bilíngues.

“O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será um instrumento de desenvolvimento econômico e social, uma arena multiuso que irá movimentar o setor de serviços e o turismo da capital federal. Nada mais justo do que ter um protótipo itinerante, para que o estádio seja apresentado ao maior número possível de brasilienses e turistas”, afirma o coordenador do Comitê Organizador Brasília 2014, Sérgio Graça.

A maquete, feita em escala de 1 pra 100, possui iluminação em led, e grande parte das cerca de 71 mil cadeirinhas das arquibancadas inferior, intermediária e superior foi pintada à mão.

O protótipo demorou 75 dias para ficar pronto. Idealizada pelo Consórcio Brasília 2014, responsável pela obra da nova arena, a peça foi fabricada em Florianópolis (SC) e trazida para Brasília de caminhão, dividida em dois módulos que pesam, juntos, quase uma tonelada.

A obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha está dentro do cronograma – 69% concluída – e 4 mil operários trabalham no canteiro, divididos em três turnos.Informações Agência Brasilia.