15jul/120

Moradores de São Sebastião têm acesso à Internet banda larga 0800

Projeto-piloto do governo federal foi inaugurado neste sábado em parceria com quatro operadoras de telefonia móvel

Moradores de São Sebastião têm internet 0800

 O governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, entregou 80smartphones pré-pagos a moradores de São Sebastião na tarde deste sábado (14). A iniciativa é um projeto-piloto do programa federal Banda Larga 0800, lançado na quinta-feira (12), pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti), e pelo Ministério das Comunicações. A ideia é que os usuários naveguem por 15 dias pelo site bandalarga.0800.br para avaliá-lo, sem precisar contratar um pacote de dados. O portal contém informações de utilidade pública.

 “Estamos dando mais um passo para o acesso à verdadeira cidadania”, destacou Filippelli. “São Sebastião, uma cidade que há 19 anos tinha apenas três telefones públicos por limitações técnicas, hoje foi escolhida para oprojeto-piloto de um programa nacional pela qualidade do sinal”, completou. A cidade de São Sebastião foi escolhida dar início ao projeto por causa da qualidade técnica do sinal das operadoras de telefonia móvel na região.

Coube à Secti selecionar 80 pessoas, de diferentes perfis socioeconômicos e níveis de escolaridade, moradoras de São Sebastião, para receberem os smartphones. A inclusão digital é a grande motivação do programa Banda Larga 0800, conforme destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gustavo Brum.

 “Com este serviço, podemos oferecer informações de utilidade pública, como vagas de emprego, programação cultural e horário de ônibus, sob uma perspectiva de tecnologia e inovação”, destacou. “Isso reflete e consolida uma das prioridades do GDF, que é promover a inclusão digital, além de mostrar a nossa vocação para ser uma capital digital.

”O projeto Banda Larga 0800 tem o objetivo de expandir a infraestrutura de redes de telecomunicações de suporte ao acesso à internet banda larga para usuários de celulares pré-pagos, além de reduzir o custo pago pelo usuário final para ter acesso à rede. Baseada no mesmo princípio das ligações gratuitas para telefones 0800, a conexão à internet será financiada pelo site que oferece o serviço.

 “É a primeira vez no mundo que se faz um modelo como este”, salientou o secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência e Tecnologia, Maximiliano Martinhão, que destacou o elevado índice de usuários de serviços móveis pré-pagos no Brasil – 82% dos aparelhos, aproximadamente 200 milhões, são pré-pagos. “Escolhemos Brasília para inaugurar este projeto, porque o DF nasceu de um desafio, de um sonho. Hoje nasce um sonho de levar banda larga a toda a população do Brasil.”

  Usuários – Quatro operadoras de telefonia móvel - Tim, Oi, Vivo e Claro - participaram do projeto-piloto. Cada uma das operadores cedeu 20 smartphones com chip para os moradores de São Sebastião. O cozinheiro Reginaldo Sena, foi um dos contemplados. “O que me interessou muito foi a possibilidade de acessar à internet de graça. Acho que vai aumentar muito as opções de quem não tem como pagar por isso”, disse, com a promessa de navegar bastante pelo site Banda Larga 0800 nos próximos dias. 

A auxiliar de serviços gerais Liliane Prazeres também vai levar a sério a missão de ser uma das 80 primeiras pessoas a usar o serviço de internet 0800. “Vou navegar e conhecer tudo. Daqui a duas semanas vou saber tudo sobre o site e sobre o serviço, para auxiliar no programa”, afirmou. “É uma ideia maravilhosa, que vai ajudar muita gente que não tem internet em casa.”

 

 fonte: Agência Brasilia