5out/120

No Japão, Agnelo Queiroz assina acordo de cooperação técnica na área de engenharia de trânsito

Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) também se mostrou interessada no Parque Tecnológico

BAgência rasília, 04 de outubro de 2012 – Começou com uma audiência na Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) a terceira e última etapa da missão à Ásia liderada pelo governador Agnelo Queiroz. A reunião aconteceu na tarde da quinta-feira, pouco depois de a delegação desembarcar em Tóquio.  "Cumprimos com absoluto sucesso o ponto alto da agenda, que foi a contratação da Jurong Consultants em Cingapura, e agora vamos atrás de investimentos e de contatos aqui no Japão", comentou o secretário de Ciência e Tecnologia, Glauco Rojas, integrante da comitiva.

A delegação do DF se reuniu com o vice-presidente da Jica, Toshiyuki Kuroyanagi, e com a cúpula do departamento para a América Latina e Caribe. Jica e GDF já têm um projeto comum, a ser iniciado no próximo mês -- um acordo de cooperação técnica na área de engenharia de trânsito. Mas no encontro, o assunto foi outro: “eles se mostraram muito interessados no Parque Tecnológico", conta o chefe da assessoria internacional, Odilon Frazão.

Coube ao governador fazer uma explanação sobre o que é, onde fica e como está sendo construído o Parque Tecnológico. "A Jica não pode investir diretamente, mas pode financiar as empresas japonesas que queiram se instalar por lá. Por isso fizemos essa aproximação", explicou o governador, depois da reunião. "Ficaremos felizes em poder ajudar a desenvolver projetos que estejam dentro do nosso campo de atuação", disse Kuroyanagi.

A comitiva segue na manhã de sexta-feira para Osaka, 510Km a sudoeste de Tóquio. Lá visitará a fábrica da Mizuho, onde está sendo construída a membrana que cobrirá o Estádio Nacional Mané Garrincha – trata-se de tecnologia baseada em teflon e fibra de vidro que, apesar de flexível, resiste à pressão da mesma forma que o aço. No sábado, ainda em Osaka, o governador visitará a linha de produção da estrutura metálica que suportará a membrana.