8jun/120

Paranoá: A firme oposição a Garibel

Grupos na cidade do Paranoá se revezam na linha de oposição ao administrador petista, mas ele não recua um centimetro

 

por Severo Algas

A oposição ao administrador do Paranoá não sossega um segundo. Rorizistas e Arrudistas que não foram para o governo não engolem a aprovação de Garibel( PT)  na cidade. A defesa que o Administrador faz do seu partido, de Agnelo e da Dilma também incomodam os opositores.

 Em reunião da ciclovia, dia 28 de maio, Pedro Barbudo, ex candidato a depudado distrital com pouco mais de mil votos, disparou: “Na verdade nós estamos aqui é pra derrubar o Garibel, não existe esse negócio de ciclovia”. Para Marcos Pestanha, apoiador do Governo Agnelo, o fato de existir uma agenda muito positiva para o Paranoá preocupa a oposição, que começa a mostrar sintomas de desespero. Reivindicações históricas estão prestes se tornarem realidade. A redação do GBU fez contato com a Administração do Paranoá e constatou o que vem para a cidade.

Paranoá Parque -  (obra do PAC-II) : Esperada há quase 20 anos e já tem licença ambiental,.A sedhab está concluindo projeto executivo, inicia obra no final do ano e entrega as 5 mil casas em 2013.

Revitalização do Parque Vivencial -  Projeto executivo em elaboração, recurso de 800 mil assegurado pelo FUNDURB da Sedhab e previsão de entrega da obra ainda este ano.

Unb -  Garantido área de 41 mil metros quadrados na área do Paranoá parque e projetos pedagógico do pólo em elaboração.

Restauração da igreja são Geraldo - já tem  de  300 mil no orçamento da secretaria de cultura.Previsão de incio da obra semestre próximo. 

Duplicação da DF-250 - Considerada uma das pistas mais perigosas do DF, a duplicação desta DF É  uma luta de mais de 6 anos da comunidade.O GDF já elaborou projeto executivo, liberou licença ambiental e licença de instalação prévia. O governo sinalizou liberar recurso para essa que é a prioridade número 1 do orçamento participativo da cidade e a sétima do DF.

A disputa que tá na ordem do dia é a ciclovia.Segundo nota dos comerciantes publicada em jornal local, os comerciantes querem que no canteiro da avenida principal da cidade sejam feitos apenas estacionamentos ao invés de ciclovia.Segundo João Braga, líder da Ong Arte e Cultura no Beco, a ciclovia representa melhorias na mobilidade urbana da cidade.

Como se verifica ,o administrador que não nega pra ninguém que é do PT, tem uma grande  batalha pela frente.Em visita recente pela cidade, a redação do blog conversou com moradores e ficou claro que o fato de Garibel ter tido quase 6 mil votos na cidade e ter sido o candidato mais bem votado na historia da cidade, ele incomoda bastante.Além disso, tem feito uma gestão que conversa com os movimentos sociais.

Um líder da oposição reconhece que Garibel não tem medo do debate. Professor Garibel tem 40 anos, foi dirigente do Sinpro-DF por 9 anos, presidente Zonal do PT-Paranoá, membro da executiva Regional do PT-DF, primeiro morador da cidade que passou na UNB em 1993,e líder social há mais de 20 anos. Essa é a história do  administrador regional que tanto incomoda sua oposição local.