25nov/150

PF PRENDE SENADOR DELCÍDIO, DO PT, E O BANQUEIRO ANDRÉ ESTEVES

DELCÍDIO AMARAL É ACUSADO DE DIFICULTAR INVESTIGAÇÃO DE CERVERÓ

A IMAGEM DA TV MOSTRA O MOMENTO EM QUE DELCÍDIO AMARAL CHEGAVA À SUPERINTENDÊNCIA DA PF EM BRASÍLIA. (REPRODUÇÃO TV GLOBO) PUBLICIDADE

O Supremo Tribual Federal (STF) determinou a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que é líder do governo no Senado, por tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Ele tentava impedir que Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras, denunciasse sua participação na compra superfaturada da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Em sua delação, o lobista Fernando Baiano revelou que Delcídio recebeu US$1,5 milhão, equivalentes a R$5,7 milhões, após a compra da refinaria.

Também foi preso no Rio de Janeiro, esta manhã, no âmbito da Lava Jato, o banqueiro André Esteves, dono do banco BTG Pactual e muito ligado ao ex-presidente Lula. O banqueiro foi quem criou, durante o governo Lula, a empresa Sete Brasil, uma das mais enroladas no petrolão, para atuar na intermediação de compra e alguel de plataformas de exploração de petróleo - algo que a Petrobras já fazia sem a necessidade de intermediários. André Esteves foi estranhamente beneficiado no governo Lula pela compra de ativos da Petrobras na África por uma pechincha.

O STF também mandou prender o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, e um advogado Edson Ribeiro, que, ligado ao senador, já defendeu Cerveró na Lava Jato. 

A decisão de prender o senador mobilizou ministros do STF, na noite desta terça-feira (24), que se reuniram a portas fechadas com o relator da Lava Jato na Corte, Teori Zavascki. O ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF, até abandonou o lançamento de um livro em sua homenagem para participar da decisão.

A Polícia Federal se encontra no Congresso cumprindo mandado de busca e apreensão no gabinete de Delcídio. O advogado do senador, Maurício Leite, está embarcando de São Paulo para Brasília para acompanhar o caso.

 

fonte: Díariodopoder