12jul/120

Polícia do DF prende 473 pessoas em nova etapa da Operação Alvorada

Operação que começou no início do ano busca cumprir mandatos de prisão. Entre os detidos há 14 mulheres; duas pessoas foram presas em GO e BA.

Do G1 DF

 A Policia Civil do Distrito Federal divulgou nesta quinta-feira (12) que 473 pessoas, entre foragidos da Justiça e detidos em flagrante, foram presas na 16ª etapa da Operação Alvorada.As prisões ocorreram em todas as cidades do DF e também em Formosa, em Goiás, e em Barreiras, na Bahia.

De acordo com a chefe da Delegacia de Capturas e Policia Interestadual, Mailine Alvarenga, o foco da operação e deter pessoas já condenadas ou com mandato de prisão expedido por crimes contra a vida (homicídio e tentativa de homicídio), crimes contra o patrimônio (roubo e furto) e crimes contra a dignidade sexual."[Essa etapada da] operação começou na segunda-feira (9), de forma velada e contou com agentes de todos os orgãos da segurança pública do DF", disse Mailine.

De acordo com a delegada, entre os detidos há 14 mulheres. Participaram da operação cerca de 500 agentes da Polícia Civil. A região onde ocorreu o maior número de prisões foi a Área Integrada de Segurança (Aisp) Oeste, que engloba as cidades de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

Mailine informou que, desde janeiro, já foram presos 6.424 pessoas foragidas da Justiça e a policia procura ainda 6.437 pessoas já com mandato de prisão expedidos.No início da semana, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou que os registros de criminalidade no Distrito Federal cresceram 14,6% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

 saiba mais

Foram 59.342 ocorrências entre janeiro e 30 de junho deste ano contra 51.800 registradas no mesmo intervalo de 2011.As ocorrências de homicídios subiram 15,5% nos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Conforme relatório elaborado pela SSP, entre janeiro e março houve uma tendência de crescimento nesse tipo de crime.

Gráfico comparativo de registros de criminalidade no DF no primeiro semestre deste ano e de 2011 (Foto: SSP DF)Gráfico comparativo de registros de criminalidade no DF no primeiro semestre  deste ano e de 2011 (Foto: SSP DF)