20jul/130

Policiais serão capacitados para abordagem humanizada de usuários de drogas

Ação faz parte da estratégia de enfrentamento ao crack

banner_130  

Agência Brasilia

 Policiais do Distrito Federal receberão treinamento para que as ações policiais que envolvem usuários de narcóticos tenham como foco a saúde e a assistência social, o que faz parte da estratégia de enfrentamento às drogas, em especial o crack. 

"Os policiais serão treinados para ações onde segurança, saúde e assistência social aconteçam de maneira integrada", explicou José do Nascimento Rêgo Martins, coordenador de Capacitação e Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública. 

A primeira turma do curso começará na próxima segunda-feira (22), e uma nova leva de alunos será treinada a partir do dia 19 de agosto.

"Ao usuário de drogas, aqueles que dispõem apenas de uma quantidade pequena de drogas para consumo próprio, a abordagem será com foco na saúde e assistência social. As ações de prisão são focadas nos traficantes", completou José do Nascimento. 

Com duração de 80 horas, o curso terá a palestra de abertura proferida pelo subsecretário de Políticas Sobre Drogas, Mário Gil Chaves Guimarães. 

Os integrantes dos órgãos de segurança do DF também receberão capacitação em outros dois módulos de 40 horas sobre a "Rede de Atenção e Cuidado ao Usuário de Drogas" e "Abordagem Policial a Pessoas em Situação de Risco". 

Os cursos estão fundamentados no Programa "Crack é Possível Vencer", que envolve os eixos Prevenção, Cuidado e Autoridade.