22jul/130

Presa quadrilha de roubo de caminhões

                   Operação Truck recuperou 20 veículos levados pelo bando, que atuava em Brasília, Goiás, Bahia e Piauí

Presa quadrilha de roubo de caminhões  Foto: Mariana Raphael
 Helton Oliveira, da Agência Brasília  

Uma quadrilha interestadual especializada em roubo e furto de caminhões no Distrito Federal, Bahia, Goiás e Piauí foi desarticulada pela Polícia Civil do DF, que conseguiu prender oito integrantes do bando e recuperar 20 veículos roubados.

“As vítimas tinham suas liberdades restringidas, eram obrigadas a apontar onde estavam os aparelhos rastreadores dos veículos e somente eram liberadas após o desaparecimento seguro do caminhão”, explicou hoje o chefe da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), José Eduardo Galvão.

As oito prisões ocorreram entre quarta (17) e sexta-feira (19) nas cidades de Barreiras (BA), Luziânia (GO) e Trindade (GO), mas as investigações continuam porque ainda há três foragidos, entre eles Cesar Lauro Gullich, um dos empresários da cidade baiana que receptavam os veículos roubados.....

A operação, batizada de Truck, foi deflagrada pelos agentes da Polícia Civil após oito meses de investigação, trabalho que começou a partir do roubo de um caminhão em São Sebastião, no final de 2012. 

A quadrilha era composta por três núcleos: um que praticava os roubos e furtos em Brasília, outro composto pelos mandantes e receptadores na Bahia e o terceiro, que ficava responsável por adulterar os sinais identificadores dos caminhões em Trindade. 

Durante a operação, foram apreendidos seis caminhões roubados no DF, três armas de fogo, um carro que pertencia à quadrilha, outro carro roubado e mais dois motores de caminhão com sinais de identificação adulterados. 

Os outros 14 caminhões apreendidos são fruto de roubos e furtos praticados pelos mesmos criminosos tanto no DF quanto nos estados da Bahia, Goiás e Piauí. 

Todos os investigados vão responder por crimes como roubo de veículo, receptação e formação de quadrilha.