14ago/120

Progressos da Saúde no DF

No programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destaca os avanços na área e a importância do aleitamento materno

No programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira, Agnelo Queiroz aponta os avanços na rede pública de Saúde do DF. Entre as melhorias está a recente inauguração do Centro Neurocardiovascular do Hospital de Base. O setor atende pacientes em estado grave, como as vítimas de infarto, e conta com equipamentos de última geração.

O governador enumera, ainda, outros progressos no Hospital de Base, como a inauguração de 27 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a ampliação da unidade de Hemodinâmica. “Isso significa que o hospital terá condições de realizar maior número de exames”, acrescenta. “Além disso, conseguimos acabar com a lista de espera por cirurgia ortopédica na Emergência.”

O desempenho do Distrito Federal na realização de transplantes é outro assunto destacado pelo governador no programa. Brasília, conforme reconheceu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é referência nesse procedimento e ocupa a primeira posição no ranking nacional de transplantes de coração e a segunda no de córneas.

“Esta é a demonstração prática de que estamos recuperando o serviço público. Quando assumi o cargo, esse setor estava um caos. O transplante de rim tinha perdido o credenciamento no Ministério da Saúde e não se fazia transplante de fígado há anos no DF”, ressalta o governador.

Agnelo Queiroz também enfatiza a parceria com o governo federal para expandir no DF o programa Brasil Sorridente. Ele afirmou que, até o final do ano, serão incluídas mais 60 equipes de atendimento odontológico. Atualmente, existem 23. “Também estamos ampliando os centros especializados de odontologia. Vamos chegar a um total de 10, o dobro do que temos hoje”, afirma.

Mulher – O sucesso do Caminhão da Mulher, que já passou por nove cidades e está, neste momento, em Planaltina, é, ainda, mencionado pelo governador. A unidade itinerante já fez mais de 11 mil exames desde março.

Ao encerrar o programar, Agnelo Queiroz manda um recado às ouvintes sobre a importância do aleitamento materno. “Nada é mais importante para o bebê em seus primeiros meses de vida do que o aleitamento materno. É também fundamental a doação de leite materno”, diz.

O programa – O Conversa com o Governador  conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30.  Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente. Informações: Agência Brasilia.