4jul/120

Qualificopa forma quarta turma

 O programa responsável pela qualificação de aproximadamente 4 mil trabalhadores para a Copa do Mundo de 2014 abrirá mais duas turmas no próximo semestre

 Brasília, 4 de julho de 2012 – Mais 846 alunos do Qualificopa estão preparados para ingressar no mercado de trabalho direcionado para a Copa do Mundo de 2014. O govenador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama, Ilza Queiroz, participou na noite desta quarta-feira (4), da formatura dos integrantes da quarta turma do programa de qualificação profissional e social.

 “Estamos investindo na qualificação do nosso pessoal, não apenas para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, mas também para o mercado de trabalho em geral. Vocês são vencedores. Cumpriram uma importante etapa se esforçando para se qualificarem e crescerem profissionalmente”, afirmou o governador, que anunciou a inclusão língua inglesa como mais uma disciplina nos cursos de formação.

 Ao todo, 3.390 pessoas receberam o certificado de qualificação profissional. As aulas da quarta turma tiveram início no dia 14 de maio, nas unidades de Taguatinga e do Plano Piloto, e os inscritos puderam escolher entre os 11 cursos oferecidos gratuitamente.

 A moradora do Paranoá, Andréia Caldeira, 28 anos, escolheu a profissão de organizadora de eventos. “Estava com uma expectativa muito grande porque a propaganda do Qualificopa é forte e realmente atendeu as minhas expectativas. O ensino é de qualidade. Eu, que já atuava na profissão, me sinto ainda mais preparada para o mercado de trabalho”, ressaltou a aluna.

 Para Ronaldo Gomes, 27 anos, o programa representa uma boa oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Ele se formou no curso de Montagem e Manutenção. “Foi um curso ótimo com excelentes professores. Aprendi muito. Me tornei um profissional mais qualificado para atuar em qualquer empresa”, reconheceu o morador do Varjão.

 O programa tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados no Distrito Federal, qualificar os trabalhadores para atender a demanda dos setores econômicos, além de diminuir a taxa de desemprego, aumentar a geração de renda e dar oportunidade para os profissionais atualizarem seus conhecimentos.

 O secretário de Trabalho, Washington Luiz, destacou a importância do programa. “Aquilo que se consegue com educação ninguém tira. O investimento que o governo faz na qualificação profissional das pessoas é algo para toda vida”, assegurou o secretário.

 Programa–  O Qualificopa é responsável pela inserção de pelo menos 20% dos alunos no mercado de trabalho. No curso de camareira, a absorção chegou a 50%. Somente na primeira turma, daqueles que participaram do curso de assistente administrativo, 26% estão trabalhando e, dos demais, 23% estão empregados.

 Os interessados em participar do programa poderão escolher entre os cursos de: informática básica, organização de eventos, operador de caixa, montagem e manutenção de micro, atendente de consultório, telemarketing, garçom, camareira, vendedor, supervisor de hospedagem e webdesigner.

 Duas novas turmas estão previstas para o segundo semestre de 2012. As inscrições serão abertas pela Secretaria de Trabalho ainda neste mês. Os interessados em participar do programa devem ser maiores de 18 anos, residir no DF e precisam possuir a escolaridade exigida pelo curso escolhido. Os alunos recebem vale-transporte, alimentação, material didático completo, seguro de vida e uniforme.

 Participaram da formatura da quarta turma do Qualificopa os secretários de Educação, Denilson Bento da Costa; da Criança, Rejane Pitanga; da Mulher, Olgamir Amancia, e o deputado distrital Israel Batista. 

 

fonte: Agência Brasilia