24jul/130

Quarta Conferência Distrital do Meio Ambiente debaterá sobre resíduos sólidos

Evento será amanhã e se estenderá até setembro, para discutir sobre os projetos do setor

Agência Brasilia

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoverá amanhã (25) a segunda reunião preparatória para a Quarta Conferência Distrital do Meio Ambiente (CDMA), que ocorrerá em setembro, e o tema deste ano será a gestão dos resíduos sólidos.

“Com o consórcio poderemos dar um tratamento adequado para o lixo ao invés de uma solução para cada cidade. Para o meio ambiente não há fronteiras”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão, sobre o Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos e Águas Pluviais.

O acordo, criado recentemente pelo governador Agnelo Queiroz, propõe a divisão das cidades em quatro polos de solução de tratamento do lixo, e trará benefícios para a capital federal e os 20 municípios goianos envolvidos.

Na quinta-feira o encontro preparatório reúne os municípios de Formosa, Cabeceiras, Vila Boa, Água Fria de Goiás e Planaltina de Goiás, que discutirão o tema com todas as cidades do DF e Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) ao longo do evento.

Segundo Eduardo Brandão, Formosa está próxima de finalizar o processo de desenvolvimento do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, e Planaltina de Goiás tem o seu documento pronto: “A ideia do trabalho conjunto é organizar estas gestões”, concluiu o secretário.....

Entre as principais ações do plano para o DF estão o fim das atividades do lixão da Estrutural, a abertura do Aterro Sanitário Oeste, a implantação da coleta seletiva em todo o DF e instalação de 12 centrais de triagem de materiais recicláveis.

Após a Conferência Distrital haverá a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, dos dias 24 a 27 de outubro.

NOVIDADES – Esta prevista para o dia 30 de julho a abertura dos envelopes com as propostas das empresas que competirão para fazer o gerenciamento do Aterro Oeste, localizado entre Samambaia e Ceilândia.

Em seguida, no mês de agosto, está previsto o encerramento da primeira etapa do processo para a implantação da coleta seletiva em todo o DF.