26mar/150

QUEDA DE AVIÃO PODE TER SIDO PROVOCADA POR COPILOTO

COPILOTO INICIOU DESCIDA DO AVIÃO AIRBUS A320 'DELIBERADAMENTE'

O PILOTO, DO LADO DE FORA DA CABINE, NÃO CONSEGUIU ENTRAR PARA EVITAR A TRAGÉDIA

Investigações preliminares apontam que Andreas Lubitz, copiloto do Airbus da Germanwings, que caiu na terça-feira (25) nos Alpes franceses, pode ter sido o responsável pela queda da aeronave. Segundo o promotor de Marselha, Brice Robin, os sons da caixa-preta dão a entender que ele estava bem e que pode ter acionado o mecanismo de descida do avião deliberadamente. O piloto, do lado de fora da cabine, não conseguiu entrar para evitar a tragédia.

Segundo Robin, o copiloto não demonstrou pânico durante a descida e teria se negado a abrir a porta da cabine para o piloto. Ele não era considerado um terrorista procurado e não há informações sobre seu perfil psicológico ou filiação religiosa.

O copiloto, identificado como Andreas Lubitz, 28 anos, é de nacionalidade alemã. Segundo o promotor, ainda não há como afirmar que tenha sido um incidente terrorista. Ainda segundo Robin, os passageiros não perceberam o que estava acontecendo até pouco antes do impacto.

QuedaO Airbus A320 caiu nos Alpes franceses com 148 pessoas a bordo. Os destroços foram encontrados perto de Barcelonnette. O voo fazia a ligação entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha) e havia 150 pessoas a bordo.

fonte: Diário do Poder