26jul/120

Recanto das Emas: Desenvolvimento em seus 19 anos

 

Criada há 19 anos para abrigar cerca de 86 mil habitantes, o Recanto das Emas conta hoje com uma população que ultrapassa 160 mil pessoas que veem sua cidade, dia-a-dia, tornar-se referencia em qualidade de vida no DF

Recanto das Emas – 25 de julho de 2012 - Surgida a partir de programas governamentais de concessão de lotes, a 15ª região administrativa do Distrito Federal, o Recanto das Emas, foi criado em 28 de julho de 1993, por meio da lei distrital nº.510. A comemoração oficial, com corte do bolo de aniversário, ocorrerá no próximo sábado (28), na praça ao lado do Restaurante Comunitário, as 12h, com apresentação, a partir das 11h, de grupo local de catira, além de aferição de pressão arterial, teste de glicose, diabete e atendimento jurídico gratuito oferecido pelo UNICESP-Recanto.

Contudo, as festividades que tiveram inicio dia 5 de julho, data em que foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, se estenderão até a primeira quinzena do mês de agosto, sendo realizado o desfile cívico no dia 3 de agosto, a conclusão de obras importantes, como a Clínica da Família e finalizando as comemorações com a 19ª edição da tradicional FAREMAS (Festa de Aniversário do Recanto das Emas), em meados do próximo mês.

Durante todo mês de julho até agosto, ainda teremos a demolição e reconstrução do CEF 401, que era a ultima escola de maderite em uso da cidade, além do lançamento de diversas licitações e ações governamentais, destacando-se a ordem de serviço a ser publicada na próxima sexta (27) pela Administração que regula os horários de funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais da região administrativa. Essa iniciativa, com base nos índices de criminalidade da cidade, faz parte de um conjunto de ações do GDF com o objetivo de atender as inúmeras reclamações da população quanto a lei do silêncio e propõe-se minimizar os casos de violência e acidentes de trânsito, causados pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Criada há 19 anos para abrigar 86 mil habitantes, a cidade do Recanto das Emas em 2012 possui uma população que ultrapassa 160 mil pessoas. Segundo dados de um estudo realizado pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), a população Recantense cresce a taxa anual de 2,9%, superior à média registrada no Distrito Federal que é de 2,3%. Entre os seus habitantes, apenas cerca de 5% estão acima dos 60 anos, enquanto crianças e jovens de 0 a 18 anos somam 36% da população.

A cidade, antes um assentamento, hoje se desenvolve a passos largos e tem com um dos principais vetores desse desenvolvimento o seu comercio que, pujante e diversificado, atrai cada vez mais novos investidores e é responsável pela contratação de mais de 25% da mão de obra local.

Segundo o Administrador Regional, Stênio Pinho, hoje as principais reivindicações dos moradores são referendes a Saúde, lazer e segurança, áreas que tem recebido do GDF uma atenção especial. “Assumimos a Administração há pouco mais de 3 meses, entretanto, como já fui Administrador do Recanto de 2008 a 2010, conhecemos bem a cidade e não temos medido esforços para, juntos com o Governador Agnelo Queiroz e do Vice, Tadeu Filippelli, fazermos dela uma referencia em qualidade de vida para todo DF”, enfatiza o Administrador.

 

fonte: Palanque Capital