2dez/120

Rollemberg põe o bloco na rua

Wilson Silvestre, Jornal Opção

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) já não esconde de ninguém que é candidatíssimo à vaga de Agnelo Queiroz em 2014. Tanto é que intensificou seus contatos nas regiões administrativas e afiou a língua nos ataques ao governador do DF. A mais recente pedrada foi pelo Facebook na semana passada quando ele postou que “o GDF tunga dinheiro dos contribuintes, muda as regras do Nota Legal e mais, com data retroativa, o que me parece ilegal. Deve estar faltando dinheiro para o Estádio”. Este é um pequeno aperitivo do que vem por aí a partir de 2013, ano pré-eleitoral e de muita efervescência política.

 Na quarta-feira, 28, Rollemberg conversou com o Jornal Opção e deu pequenas pistas de como será sua estratégia política: criticar a inércia do governo e apontar caminhos para “os graves problemas enfrentados pela população”. Para que não pairem dúvidas sobre o comportamento socialista, o presidente do PSB do DF, Marcos Dantas, bateu asas da presidência da Terracap na terça-feira, 27, facilitando o caminho para Rollemberg “desconstruir” a reeleição de Agnelo. Portanto, o acordo de 2010, quando Rollemberg e Agnello marcharam juntos na campanha política, fez água e pode naufragar de vez.

 Sobre a nota postada pela coluna na edição número 1.951, sob o título “Os planos de Rollemberg”, o senador fez um reparo do que escrevi: “Defendo a manutenção e a ampliação do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), para que possamos investir em infraestrutura e diminuir as desigualdades sociais nas regiões administrativas”.

Especulações fervilham atribuindo ao PSB uma ofensiva política, a partir de 2013, visando ampliar a base nos Estados e no Congresso. Novamente o nome do senador Blairo Maggi circula com intensidade no meio socialista do DF. “Blairo já teve conversa definitiva com o governador de Pernambuco, Edu­ardo Campos selado a ida para o PSB. Possivelmente, no primeiro semestre de 2013”, diz uma fonte. Existe interesse do PSB pelo Centro-Oeste, principalmente Goiás e DF.