28jul/120

Sarah Menezes conquista o primeiro ouro do Brasil

 
 
A judoca brasileira Sarah Menezes conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimíadas de Londres. Sarah venceu a final do judô,  na categoria até 48 kg, contra Alina Dimitru, da Romênia, que aparece em 5º lugar na lista da FIJ (Federação Internacional de Judô) e era a campeã olímpica.  Sarah é a primeira mulher brasileira a ser campeã olímpica no judô.
 
Na semifinal, Sarah Menezes venceu a belga Charline van Snick por yuko. Na semifinal, a romena ela ganhou por um wazari de Tomoko Fukumi, do Japão, que era a segunda colocada no ranking mundial.Nas quartas de final, Sarah venceu a chinesa Shugen Wu por um yuko. Logo no início da luta, a chinesa — 9ª colocada no ranking mundial — recebeu uma punição por falta de combatitividade. Logo em seguida, a competidora asiática recebeu outra punição, o que virou um yuko para a brasileira.
  
Nunca antes uma brasileira havia chegado diretamente a uma final de Jogos Olímpicos. Em 2008, Kathleen Quadros se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha no judô, mas a judoca passou pela repescagem para conquistar o bronze.Nas oitavas de final, Sarah havia vencido a francesa Laeticia Payet com um yuko. Na primeira luta, a brasileira ganhou também de uma chinesa, Ngoc Tu Van, com dois yukos. (As informações são do R7).