7ago/120

Secretaria de Segurança Pública divulga balanço do mês de julho

Dados mostram significativo avanço do trabalho realizado pelas forças de segurança

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) divulgou nesta segunda-feira, dia 6, o balanço criminal da última semana (de 30 de julho a 05 de agosto). Os índices de latrocínio, tentativa de latrocínio e roubo com restrição de liberdade foram reduzidos. Apenas o número de homicídios teve aumento, passando de 6 para 10 casos, mas ainda dentro da média de registros das últimas semanas.

O balanço do mês de Julho também foi divulgado, e demonstrou um significativo avanço do trabalho conjunto realizado pelas forças de segurança. Ao ser fazer um comparativo com o mesmo período do ano passado, os índices de homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio e roubo com restrição de liberdade caíram 27,8%, 11,1%, 42,9% e 8,3%, respectivamente.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, os dados positivos se devem ao trabalho integrado das forças de segurança. “Graças a essa integração promovida pelo Programa Ação pela Vida, pelo policiamento ostensivo da Polícia Militar e de investigação da Polícia Civil é que estamos conseguindo melhorar a segurança de Brasília”.

A atuação preventiva do Corpo de Bombeiros e o aumento da fiscalização pelo Detran também ajudaram da redução dos índices de vítimas no trânsito. Dados do primeiro semestre de 2012 mostram uma redução de 10,5% nos índices de acidentes de trânsito e de 13,3% no número de vítimas mortais quando comparado com o mesmo período de 2011.  

Para o Diretor Geral do Detran, José Alves Bezerra, a capital federal apresenta dados que se aproximam dos recomendados pela ONU. “Estamos próximos dos índices sugeridos pela ONU. Atualmente estamos com 3,1% de motes no trânsito e o percentual recomendado é de 3,0”, explica Bezerra.Algumas cidades foram destaque na redução violência no trânsito. Ceilândia chegou a uma diminuição de 47%,  Planaltina (83%), Taguatinga (31%) e Santa Maria (57%).  

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou 172 ocorrências. Houve uma redução de área queimada em relação ao mês de julho do ano passado, 2200 hectares  contra 1600 de 2012. “Apesar da alta temperatura e nível crítico da umidade relativa do ar, estamos conseguindo controlar os incêndios”, disse o Subcomandante-Geral do CBMDF, Cel. Júlio Cézar Corrêa.

 

fonte: Agência Brasilia