28ago/120

Servidores do DF aceitam proposta e encerram greve

Trabalhadores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF) decidiram em assembleia-geral por um fim à greve. O acordo foi feito sob algumas reclamações de funcionários ainda descontentes com o reajuste de 15,8% em três anos oferecido pelo governo. Com o fim da reunião, o Sindsep-DF definiu que serão enviados 25 delegados para representar o voto favorável  ao fim da greve à plenária da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

Marcada para esta terça-feira (28/8), o encontro deve reunir 200 representantes de sindicatos afiliados à Condsef para debater a proposta governamental. Os funcionários do sindicato acertaram ainda que voltarão a atuar com 100% do contingente a partir desta quarta-feira (29).

Foi definido pelo governo que a partir de sexta-feira (31), os servidores grevistas terão que negociar com o próprio Congresso Nacional. O Ministério do Planejamento irá se reunir na tarde desta segunda-feira (27) para debate de contra-propostas e definição de acordos. Algumas categorias reivindicam reajuste que chega a 151%. O Planejamento alega que atender a todos os pedidos do funcionalismo implicaria no desembolso de aproximadamente R$ 90 bilhões. Informações do Correio Braziliense.