26ago/130

SLU inicia campanha para reduzir lixo nas ruas do DF

Serão distribuídas 40 mil sacolas de lixo para carro em vários pontos da cidade 

 Em comemoração ao Dia da Limpeza Urbana, que de acordo com o calendário nacional ecológico é celebrado em 27 de agosto, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) começa uma campanha para reduzir a quantidade de lixo depositada nas ruas do Distrito Federal. Ao longo da semana, o SLU pretende distribuir 40 mil sacolas de lixo na área central de Brasília e em algumas cidades satélites. 

Na manhã de terça (27), entre 7h30 e 10h da manhã, começa a ação de conscientização com a população. Equipes do SLU vão distribuir 10 mil kits com panfletos informativos e lixinhos para descarte de resíduos sólidos, que podem ser utilizados tanto em carros quanto nas bolsas. 

Segundo a autarquia, no DF são descartadas cerca de 2,6 mil toneladas de resíduos por dia, o que dá uma média de 70 mil toneladas mensal. Atualmente, todo o lixo do DF é despejado no lixão da Estrutural, que será desativado assim que o novo aterro sanitário em Samambaia estiver pronto. “Toda ação de educação e conscientização é importante. Temos no SLU cerca de 200 orientadores que vão diariamente às ruas para ajudar a informar a população. Mas aproveitamos uma data como esta para chamar mais atenção”, declarou o diretor-geral do SLU, Gastão Ramos.....

 Gastão também alerta para os perigos do descarte impróprio dos resíduos sólidos. “Com a cidade limpa evitamos a proliferação de doenças. Mas precisamos do apoio da população para não jogar lixo fora dos carros e nem descartá-lo nos dias que não há coleta na sua casa”.

 A ação vai ser realizada em semáforos movimentados da cidade, como os da Rodoviária do Plano Piloto, praça do relógio em Taguatinga e nos estacionamentos de alguns órgãos públicos (Buriti, Detran e Câmara Legislativa). Informações: Ascom SLU.