31maio/120

Só a abertura em Brasília

Fifa divulga tabela. Se forem mantidas as seis sedes, DF terá apenas um jogo

 Fifa anunciou ontem a tabela básica, com datas e horários, da Copa das Confederações de 2013, que será realizada no Brasil. No evento, realizado no Rio de Janeiro, a entidade, representada pelo secretário-geral Jérôme Valcke, divulgou a programação do torneio. O ex-jogador Bebeto, membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também participaram do anúncio oficial.

A partida de estreia do Brasil está marcada para o dia 15 de junho, em Brasília, às 16h, contra adversário ainda indefinido. Será o único jogo do torneio que a capital federal vai receber. O segundo jogo da seleção será em 19 de junho, às 16h, em Fortaleza. E o último jogo da primeira fase acontece em 22 de junho, às 16h, em Salvador.

As semifinais serão realizadas em Belo Horizonte e Fortaleza, respectivamente em 26 e 27 de junho. A disputa pelo terceiro lugar acontece em Salvador no dia 30, às 13h. No mesmo dia, às 19h, a final será no Maracanã, no Rio. Cada cidade receberá três jogos, exceto Brasília. O Brasil só jogará no Maracanã se chegar à final, como vai acontecer também na Copa de 2014.

A Fifa trabalha com outras duas versões da tabela, que não foram divulgadas. As construções dos estádios de Recife e Salvador estão atrasadas e com as datas de entrega indefinidas. Assim, a entidade trabalha com a possibilidade de realizar o torneio em quatro, cinco ou seis cidades. No caso de uma, ou as duas cidades do Nordeste serem excluídas, Brasília pode receber mais jogos.

DEFINIÇÃO EM NOVEMBRO

Na semana passada, inclusive, a Fifa aprovou a realização do torneio em seis cidades. Porém, a entidade decidiu adiar para novembro a definição sobre quais realmente serão as sedes, de acordo com a evolução das obras.

"As seis cidades que sediarão a Copa das Confederações não só serão portas de entrada para um grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do País e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos", disse o ministro do Esporte. "Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014", falou Valcke.

Apesar de manter a dúvida sobre a confirmação de Salvador e Recife na competição, a Fifa mostrou confiança na permanência mesmo das seis sedes. “Até agora, as informações que temos indicam que tudo vai dar certo", explicou Jérôme Valcke. "Estamos convencidos e confiantes de que os jogos terão lugar nas seis cidades", completou o dirigente. "Não tenho a menor dúvida de que vão ser mesmo as seis sedes", disse Rebelo.

A Copa das Confederações será disputada por oito seleções. Já estão confirmadas as participações de Brasil (país-sede), Espanha (campeã da Copa do Mundo de 2010), Uruguai (campeão da Copa América em 2011), México (campeão da Copa Ouro de 2011) e Japão (vencedor da Copa da Ásia de 2011). Os outros serão os campeões da Eurocopa e da Copa da Oceania, ambas neste ano, e da Copa Africana de Nações de 2013.

 

 

Fonte: Jornal de Brasília